23 de junho de 2009

21 de Junho de 2009 -Vila do Conde - Vila Praia D`Ancora - Lanheses - Vila do Conde

As Crónicas do Mário
Há dias que não nos apetece dizer nada e este é um desses! No entanto, não quero desiludir os meus amigos deixando de relatar o percurso deste magnífico dia em que ocorre o Solstício de Verão e em que a duração do dia é a mais longa do ano. E este entrou, sem dúvida, com toda a sua força.Às 8,00 h perspectivava-se uma magnífica tirada velocipédica, dada a enorme moldura humana formada por nada mais, nada menos, que 16 PAPALÉGUAS que se apresentaram na Azurara.E os participantes foram: Né Vieira; Tiago, Carlos Alberto, Mário Bompastor (Sou eu), José Melo, Zé Carlos, Fernando (E seja bem-vindo após recuperação da lesão sofrida na Srª da Graça), Domingos, Carlos Babosa, Rocha, Luís Azevedo, Carlos Aires, António Fernandes, Quim Alheiro, Viana e Francisco.Contudo, logo começaram a pairar no horizonte pequenas “nuvens” de desânimo, trazidas por cada um, (não quero aqui fazer qualquer juízo de valor sobre o que quer que seja, mas tão somente partilhar convosco a minha visão dos acontecimentos), de forma que, uns porque “tinham que chegar cedo”, outros porque “são muitos quilómetros”, pois já fiz ontem perto de cem e outros ainda porque “sendo assim também vou contigo para não te deixar só”, o facto é que ficou então combinado irmos apenas até Vila Praia de Âncora e voltarmos para trás pela mesma estrada.Ficou, desta forma, sem efeito o traçado inicialmente previsto.Debaixo de uma temperatura a que ainda não estávamos habituados rolou-se, numa pedalada bem certinha, até Viana do Castelo. Nesta cidade, feita que foi uma pequena incursão turística por algumas ruas da lindíssima malha urbana rumou-se então à saída norte, em direcção a Vila Praia D’Ancora.Na passagem por Carreço começou o pelotão a sofrer um fraccionamento, acabando por apenas eu e o Tiago chegamos até à rotunda de Afife. E aqui não quero deixar de agradecer ao Luís Azevedo e aos que com ele esperaram por nós para invertermos a marcha, todos juntos até Fão.Acabamos, assim, por nos juntar a quem uns “metritos” antes já tinha voltado para trás, talvez por uma sede incontornável ou “perturbação visceral” inesperada!No “PÁPÀ” também já lá estava o Paulo que há uns domingos não tem aparecido. Não pode ser assim, não senhor!Retemperadas as forças e devidamente hidratados regressamos ao ponto de partida, tendo o meu cronómetro registado 04,14 horas, para uma distância de 114,6 m, a uma velocidade média de 29,1 km/hora. Cheguei a casa cerca das 12,30 h. A hora do costume!Por fim, quero terminar esta pequena crónica desejando apenas que o “Astro Rei “ que rege este nosso Planeta, com o seu enorme poder calorífico, derreta todas as ideias luminosas numa só e nos guie, qual líder nato deste pelotão de verdadeiros “PAPALÉGUAS DO PEDAL”.
Mário Bompastor

15 de junho de 2009

14 de junho de 2009 - V.Conde/Barcelos/Ponte de Lima/V. Conde

As Crónicas do Mário

Pois cá estou eu novamente para mais uma reportagem deste fim-de-semana de altas pedaladas.
Mas antes, uma pequena mas não menos importante rectificação à crónica do passado dia 7. O ponto de viragem dos 3 “desistentes” não foi na passagem por Belinho, mas sim na rotunda de Neiva. Sim, porque esta questão de precisão é importante. E agora que reposta a verdade dos factos vamos retomar o relato dos acontecimentos, nem todos muito bonitos, mas, enfim, se nem Cristo agradou a todos, não somos nós que iremos ter essa pretensão.
Pois, houve quem pedalasse na Sexta, no Sábado, uns para cada lado, é verdade, e no Domingo, mais um percurso de cerca de 112 km e cerca de 135 km para outros. Só à minha conta entre Sábado e Domingo foram 212 km.
As presenças foram mais que muitas, sim senhor, um verdadeiro pelotão: Afonso, José Melo, Carlos Alberto, Domingos, Carlos Barbosa, Rocha, Tiago, Henrique, Né Vieira, Luís Azevedo, Carlos Aires, António Fernandes, Quim Alheiro, Zé Carlos, Viana, Francisco e eu próprio. Puxa, espero não me ter esquecido de ninguém!
Então Pedro Melo, Paulo, Fernando, que é feito de vocês? Vamos mas é a aparecer, tá bem?
Logo à saída apareceram umas pinguitas de chuva, mas foi só para dar sorte, pois, desapareceram logo e a volta foi fresquinha e agradável.
Saímos em direcção a Barcelos a uma média de cerca de 28 km/hora e a concentração era tanta que ninguém falava, nem umas piaditas, que chatice!...
Virou-se para Ponte de Lima e, claro, apareceu a primeira subida e foi logo o estica e quebra. Normal!
Como o costume, os mais novos e mais bem preparados partiram para a frente. Não cito nomes, primeiro porque lá não estava, segundo, porque isso não é o mais importante. E os outros, como eu próprio, lá fomos subindo como possível. E, ao que vejo, não estou triste!
Chegamos ao semáforos e mais uma vez “Corta etapas”, “Sul Africano” e o “Construtor” viraram numa redução substancial do percurso inicialmente traçado. O “dèjá vu” do custume!
Reagrupado o grosso da coluna partimos novamente para o ataque à segunda elevação que se nos deparava pela frente. E novamente o óbvio estica e quebra! Mas todos esperaram no final da descida vertiginosa no entroncamento com a estrada de ligação à de Viana. E aí a coisa já piou mais fino!
Se a média até aqui vinha pela ordem dos 28 km/hora, a partir dessa altura subiu substancialmente. Rolou-se sempre na ordem dos 40 km/hora e digo-vos, que para não descolar tive que fazer das tripas coração. Mas, puxa, consegui! O repórter não podia ficar para trás, sob pena de ter que recorrer a informações indirectas e poder perder a objectividade dos factos.
Rolou-se mais “doucement” até ao “PÁPÁ”, mas mesmo assim, sempre a bom ritmo. O “construtor” esperou por nós e, pensava que eu que em Fão iríamos confraternizar todos na Esplanada mas não, … engano meu, ao lá chegarmos “Corta etapas” e “Sul Africano” já estavam de saída … partiram a toda a velocidade em direcção à Póvoa. E o “Sul Africano” deve ter aplicado a sua “Força Zulu”, pois, rolando bem como foi o nosso caso, chegando à Póvoa com uma média final de 31,5 km/hora, nem sombra deles!
Mas com essa retirada estratégica perderam o contemplar de algo inesperado e de rara beleza com que nos deparamos. Meninos, não sei de onde terá saído a coisa, mas era algo digno dos mais rasgados e incontidos elogios. Houve quem levasse mais de ¼ de hora a fechar a boca!... É verdade! Não menos que um metro e oitenta, cabelos negros e soltos ao vento, medidas 86-60-86, … para melhor!... Olhos penetrantes, peito roliço e saltitante… Houve quem dissesse que era “Silicone”. Nem quero nem saber … eu nunca fui contra essas modernices!... Ai não, não! Mas, onde é que eu ia? Ah! … já sei. “BumBum” roliço e bamboleante … enfim … passou por nós desfilando na passerelle, qual modelo profissional! Parecia um helicóptero … gira e boa! Nem a magnífica descrição (modéstia à parte) é capaz de vos fazer imaginar o que os nossos olhos viram. Foi musa inspiradora para o resto da tirada. E mais não digo! Porque eu estou aqui é para relatar percursos velocipédicos e mais nada.
Cumpridos os cerca de 112 km do percurso, meus amigos foi praticar “mapling” toda a tarde! … Ah, pois foi!!!...


Mário Bompastor


Atenção:
Proximo Domingo 8:00 na Azurara.
Percurso disponivel no link


12 de junho de 2009

As Crónicas do Mário - 10 de Junho de 2009

Pois cá estou eu novamente, com uma reportagem, bombástica como é óbvio, da volta velocipédica de hoje.
Pois, muito bem. Estava eu no “privé” quando recebo o telefonema do Luís Azevedo dizendo: “Então, é para sair? É que o Quim já me telefonou a dizer que o Carlos Aires não vai sair, pois, chove muito na terra dele. Claro, ele é de uma “Re-Gião”, onde existe sempre muita pluviosidade.
Deve ser culpa de algum anticlone/ista desviado dos Açores!... E sendo assim, o Quim Alheiro também não quer deixar a “Malta”!!! Tu que dizes! Com a estrada molhada é um bocado perigoso… não é?
Bom, perante tal cenário de catástrofe…tive que concordar!... Ok, tá bem, também não saio!...
Mas, fiquei de olho na janela da cozinha, a ver se alguém aparecia. E eis que avisto o Tiago a pedalar com toda a força para o “ponto de encontro”. Ligo-lhe e pergunto: Como é? Já está aí alguém? Diz ele: Não, estou sozinho. Ok, então, espera que eu já vou ter contigo. E em 5 minutos, já eu lá estava, em frente à Igreja Matriz de Azurara. Ao chegar vejo também o Afonso e digo: Mais ninguém? Pois… está tudo com medo da instabilidade atmosférica!
Eram 8,15 h quando saímos para a volta planeada de Barcelos, em direcção a Ponte de Lima e perto de Viana regressarmos por Esposende, Póvoa de Varzim e Vila do Conde. Isto tudo sempre a uma média superior a 35 km/hora, tá bem? E chuva … “népias”. Passamos apenas por uns bancos de nevoeiro, tão denso, que quase nos perdemos uns dos outros…
Pronto, está bem, está bem, entusiasmei-me na epopeia e já estava a confundir o sonho com a realidade!!!...
Não foi nada disso … fomos só a Esposende, subimos a Palmeira de Faro, rotunda do armamento e paramos no “PaPá”.
Pronto, desculpem … entusiasmei-me!
Mas têm que reconhecer que a descrição até estava gira, não estava? He! He! He!....
Bom, agora mais a sério. Quando passamos por Belinho cruzamo-nos com o grupo do Manuel Zeferino e lá no meio ia o Né Vieira, que quando nos viu … caramba, deu meia volta à “burra” e gritou: Ei! Esperem por miiiiimmm!
Claro, viemos os quatro até ao “PaPá”, onde tomamos o nosso cafezinho da ordem.
Pois, mais uma vez meus amigos, onde é que estava a chuva hoje? Só na outra “Re-Gião”, porque aqui… Não.
Vamos mas é deixar a caminha e não tenham medo de uma qualquer brisa mais forte que vos faça levantar voo, ou de uma depressão atmosférica empurrada pelo anticiclone/ista dos Açores que vos impeça de pedalar!
Somos PAPA LÉGUAS, ou quê?
É que nem choveu, nem fez orvalho … e frio também não estava! … Oh! Não rimou … Que pena!!!
Bom, não se esqueçam que no próximo Sábado é às 8,00 horas na Azurara para a volva que já tínhamos programado: Barcelos, Ponte de Lima, Viana, Esposende e Vila do Conde. São só 110 km, ok?
Mário Bompastor

8 de junho de 2009

08 de Junho de 2009 - Vila do Conde / Santa Luzia

Resumo da volta de 07 de Junho de 2009-06-07 Caros PAPALÉGUAS, hoje temos repórter novo no relato da primeira saída do mês de Junho, pelo que vou tentar descrever o percurso de uma forma pouco ortodoxa, mas o mais objectiva possível.

Primeiro, os meus parabéns para o novo aspecto do Blog de encontro às cores do nosso equipamento e que ficou, sem dúvida, muito melhor.

A sessão de fotografias que revelam ao palco do mundo velocipédico a n/ equipa ficaram magníficas, pois claro, com atletas desta categoria, outra coisa não era de esperar.


O que também não era de esperar é que certos “meninos” só aparecessem para o espectáculo e hoje, com a previsão de uns pingos de chuva ficassem na caminha. Vamos a deixar a preguiça e aparecer com qualquer condição metereológica, tá bem?


Estiveram presentes apenas os seguintes elementos: Mário Bompastor, Carlos Alberto, Né Vieira, Tiago Bompastor, Rocha, Carlos Barbosa, Afonso Matos, Zé Carlos, Luís Azevedo, Quim Alheiro, Carlos Aires, José Melo e uma nova aquisição, por ventura caríssima, de seu filho Pedro Melo. Contamos com ele a partir de agora.


Saiu-se à hora marcada em direcção ao Monte de Stª. Luzia em Viana do Castelo e lá fomos em boa pedalada. Mais, antes de chegarmos a Ofir a média já rondava os 38/39 km/hora que foi preciso dois dos mais entradotes na idade porem-se à frente para refrear o andamento ao que se ouviram logo umas boquitas: “isto assim nem parece de ciclistas”. Giro não é? Esperem que já vão ver no que isto deu. Ao aproximarmo-nos de Fão os inconformados passaram para a frente liderando a passagem pelo “PAPÁ”, o que dava a entender que íamos ter “corrida” até ao alto de Stª. Luzia. Engano meu, aos primeiros sinais de chuva, à passagem por Belinho, logo três desistências: O dos “sapatinhos brancos”, o “corta etapas” e o “Sul Africano”. Ai, assim já parece “de ciclistas”?!. Meninos, depois de molhados não vale “dar meia volta ao cavalo”, porque chove nas duas faixas de rodagem e mais, os que continuaram em frente chegaram a casa “sequinhos”, ok?


Mas continuando, lá fomos com um ritmo na ordem dos 30/32 km/hora e chegamos lá cima com o sentido de missão cumprida e com uma fome … que até houve quem comesse a banana do colega. Alto! Alto e pára o baile!!!. Nada de interpretações erradas, que a língua de Camões é para ser bem entendida. Estou mesmo a falar do fruto…, melhor: uma pseudobaga da bananeira, ou seja, uma banana mesmo . Ok?



E cá vai publicada a foto dos “resistentes”. Aparece à esquerda da foto companheiro de subida e com quem quisemos compartilhar o momento. Desceu-se o monte com cuidado e lá voltamos de regresso a casa. Bom, aqui é que começou o martírio para o novo elemento do grupo, mas apenas por falta de treinos, pois, ele tem corpo para isto e muito mais. Paramos no “PAPÁ” para recarregar baterias e tornamos a fazer-nos à estrada, rolando sem história até casa.



Mensagem final: Pedro Melo, passamos a contar sempre contigo, pelo que vamos a treinar mais para deixar o papá para trás, tá bem? Ah! Vamos lá a aparecerem todos sem medo de uma simples “chuvita” e fazermos as voltinhas até ao fim, tá bem?
repoter: Mário Bompastor

ATENÇÃO:

4ª feira 8:00 em Azurara para fazermos a

Volta de Barcelos/Ponte de Lima.
(mapa de altimetria da etapa ao lado, ou clica no link em baixo)

.

.

.
.

2 de junho de 2009

31 de Maio 2009 - Os Pápaléguas e as fotografias


Como podem ver os papaléguas desta vez juntaram-se no cais junto á Nau Quinhentista de Vila do Conde, um dos símbolos da nossa bonita cidade, e juntamo-nos aqui para fazer uma sessão fotográfica. O fotografo foi o Quim, que fez o melhor que pode, visto não ser um profissional, o grupo esteve todo presente para a dita sessão com vista em melhorar o nosso sitio na blogosfera, tiramos várias fotos para o cabeçalho do blog, e fotos individuais a todos os atletas, que também já se encontram disponíveis para visualização no canto superior direito do blog, a sessão demorou cerca de uma hora, por volta das 9,30 horas saímos para o treino em direcção a Belinho, não houve primeiros nem últimos, fizemos cerca de 70 km com média a rondar os 20km/h. com paragem no pápa para abastecimento e colocar a conversa em dia, entre as quais ficou combinado fazer a Clássica Vila do Conde - Fátima no dia 4 de Julho, Sábado, quem estiver interessado em participar que apareça aos treinos. Em breve colocarei aqui um mapa com o percurso e altimetria.

ATENÇÃO Próximo treino Domingo 8h na Azurara para fazermos a volta de Santa Luzia - Viana do Castelo. Aqui fica a altimetria e o percurso. (Para ver em permonor clica no link por baixo da imagem)

.