24 de março de 2010

As Crónicas do Tiago Bompastor

“Etapa curta e empinada”


O dia 21/03/2010, que marcou o início da Primavera, não esteve no seu melhor…um pouco nublado, mas até com uma temperatura agradável para a prática do ciclismo.

Às 9 horas lá foram chegando os papa-léguas para mais uma etapa que se avinhava curta mas bastante “empinada”, com o seguinte traçado: Azurara» Santa Eufémia (1º sprint montanha) – Carriça» Vilar de Luz (2º sprint montanha)» Santo Tirso» Famalicão» Vila do Conde (sprint final).
Encaixando bem os sapatos nos pedais, lá partimos para o traçado acima descrito, com um ritmo de quem não pôde andar no dia anterior pela chuva que se fez sentir…compreensível.
Consoante os primeiros quilómetros foram aparecendo a velocidade foi aumentando até ao cruzamento de Vilarinho, onde o resto do pessoal se juntou ao pelotão de número considerável, mas com algumas presenças a não se verificarem.
Após viragem à direita, a primeira dificuldade lá apareceu com o ritmo a ser imposto por Domingos Barbosa e Mário Bompastor, com posterior ligeiro aumento por parte de Tiago Bompastor e Carlos Barbosa, seguindo na roda, Henrique Costa e Afonso Matos que veio a demonstrar uma boa forma física e consistência neste início de época. Ao longo da subida foi aguentando o ritmo quem pode, mas sem grande disputa no final dessa mesma contagem.
De novo o pelotão reagrupado continuamos o percurso cruzando-nos na Carriça com 2 ciclistas da equipa ASC Vila do Conde e carro de apoio, conhecidos nossos e participantes de algumas das nossas voltas…
Em Vilar da Luz apareceu a segunda dificuldade com os mesmos protagonistas da primeira, mas com um ritmo mais forte, de tal maneira que só 3 chegaram isolados ao topo, cruzando Tiago Bompastor, Afonso Matos e Carlos Costa, este último com um grande trabalho ao longo da etapa, visto ter feito 180km no dia anterior).
Depois da habitual paragem no café em Famalicão para o convívio e calendarização de clássicas a realizar esta temporada, partimos em descida para litoral com o sprint de Vila do Conde no horizonte, sendo a última dificuldade a ser registada, não pelo próprio sprint, mas pelo ritmo imposto e com algum vento contra a que nos temos que habitar. O pelotão foi ficando restrito no realizar destes últimos quilómetros, havendo ainda tempo para uma tentativa de fuga, numa das partes com ligeira inclinação, por parte de Paulo e Fernando, mas sendo anulada uns metros depois. Finalmente o esperado lançamento do sprint final cruzado primeiramente por Afonso Matos, Carlos Barbosa e Domingos Barbosa (não tenho bem a certeza da classificação deste sprint).

Peço desculpa pela crónica não ser das melhores, pois foi feita um pouco “em cima do joelho”, visto estar bastante ocupado e não ter grande tempo para a sua realização, que me foi solicitada por Joaquim Alheiro.


Um abraço,
Tiago Bompastor

Sem comentários: