30 de março de 2010

As Crónicas do Tiago Bompastor

“Volta conhecida mas com algo que se lhe diga…”

Mais um Domingo (28/03/2010) se aproximava uma hora antes do habitual, devido à mudança para o horário de Verão. Contudo com menos 1 hora de sono não há Papaléguas que se deixe na “sornice” matinal.

Às 9 horas o pelotão formou se e seguiu rumo ao Norte, com a seguinte etapa para cumprir: Azurara»» Esposende»» Palmeira de Faro (1º e única contagem de Montanha do dia)»» Zona Industrial de Viana do Castelo»» Esposende (sprint intermédio)»» Póvoa de Varzim (sprint final).

Com o traçado memorizado seguimos a bom ritmo enquanto actualizávamos a conversa e claro…momento de pausa e aplauso! (um pequeno e merecido aparte)
O ciclismo português subiu bem alto este fim-de-semana sendo representado no estrangeiro tanto por, Tiago Machado (equipa RadioShack), como Ester Alves (equipa Lointek), que representaram de forma exemplar as cores nacionais em território estrangeiro. Tiago Machado concluiu a primeira etapa do “Criterium International” realizado em França na segunda posição, e Ester Alves ganhou isolada a sua prova de estreia na nova equipa de “nuestros hermanos”, Torneo Euskaldun, Balmaseda, Espanha.
De volta à nossa tirada…até Esposende nada de relevante a registar, pois só à entrada da Palmeira de Faro o pelotão começou a ficar inquietante havendo um aceleramento por parte de Luís Azevedo e Carlos Aires. Após algumas dezenas de metros eis que surge o 1º ataque por parte de Domingos Barbosa, um ataque forte, consistente com resposta de Paulo Maia. No geral grupo aumentou o ritmo e na rampa com maior inclinação, Tiago Bompastor foi buscar a roda de Domingos que seguia já com alguns metros de vantagem sobre o grupo, que posteriormente se voltou a juntar. Este colectivo seguiu junto e já perto do final da subida Tiago Bompastor abandona o grupo para chegar ao topo isolado, chegando depois Afonso Matos, Carlos Aires e o restante grupo.
Reagrupado o pelotão no total, descemos até à Zona Industrial de Viana e a partir dai foi progressivamente aumentando a velocidade para preparar o sprint intermédio em Esposende. Com cadência alta lá seguiu o pelotão com várias passagens pela frente de alguns dos que se preparavam para dizer algo no sprint. Paulo Maia inicia um ataque prematuro para partir ainda mais o grupo já escasso, mas com resposta de todos os que lá seguiam e que, para agradável surpresa minha, Né Vieira, fazia parte. Esta admiração têm o propósito de que sendo um dos veteraníssimos deste colectivo, vem reafirmar que às vezes sem ter a forma física dos mais novos, o que é de todo compreensível, a experiência vem ao de cima e demonstra que é preciso saber interpretar uma situação como aquela e saber aproveitar as rodas certas para se aguentar no grupo. O dito sprint foi cruzado por Afonso Matos, Luís Azevedo e Carlos Aires.
Café à vista, sinónimo de convívio…já quase para sairmos em direcção à Póvoa de Varzim, surge Joaquim Alheiro, o qual tem estado ocupado com tarefas paternas e que de todo tem sido difícil aparecer nas nossas voltas…mas tudo isto vai passar e todos fazemos votos para que possa voltar ao normal, e que ainda possa vir a disputar muitos sprints juntamente connosco…e já agora a fazer estas crónicas que me dão trabalho até dizer chega!...Claro que estou a brincar, pelo contrário, tenho todo o gosto em fazer estas isto, que me têm dado um certo gozo de escrever…não sei se o sentimento é recíproco de quem o lê…faço o melhor que posso!
Voltando à estrada…temos de acelerar pois no horizonte já Carlos Aires e Fernando seguem a todo o vapor e para que não haja lugar a uma fuga bem sucedida, Luís e Tiago, põem mãos à obra para convidar o pelotão a anular esta fuga que ainda durou algumas centenas de metros. O sprint final na Póvoa foi aparentemente ganho por Luís Azevedo, que cedo levantou os braços, e que permitiu que Afonso conseguisse adiantar a sua bicicleta em escassos centímetros sendo o verdadeiro vencedor, após “fotofinish”, o 3º lugar foi para Carlos Aires. Por fim, ainda tempo para discutir onde se situa mesmo o dito sprint e com dada por terminada mais uma etapa de Domingo. Próxima volta daqui a 2 semanas rumo à Maia!!!



Os melhores cumprimentos e votos de uma boa Páscoa em família,
Tiago Bompastor

Sem comentários: