29 de abril de 2009

Volta de Ponte de Lima via Barcelos(Enº 306) 26 de Abril de 2009

Caros Papaléguasdopedal, depois de receber muitas cartas, faxs, emails, mensagens e abaixo assinados a pedir para eu voltar às crónicas, cá estou eu (Luís Azevedo) a dar-vos conta de tudo o que se passou no Domingo 26-04-2009.
Este Domingo recebemos a visita de quatro amigos do Algarve, que correm pelos veteranos do Benfica, um deles o Sr. Manuel Ramos um conterrâneo que deixou Gião há 20 anos. Vieram passar o fim-de-semana ao Norte e aproveitaram para fazer o treino connosco e mostraram que no Algarve também se anda muito e bem de bicicleta (espero que esta meta se repita no futuro). Ao chegar à Azurara, junto do ringue, vejo um grupo de ciclistas todos iguais, muito bem equipados, pensei para mim, será uma equipa do protour, ao aproximar-me apercebi-me que eram os meus amigos Papaleguasdopedal, com o equipamento novo, parecia mesmo uma equipa profissional, que bonitos que eles estavam. Eu porque estava muito frio, deixei o meu equipamento em casa, ouvi uma repreensão, quase me obrigaram a ir a casa busca-lo, felizmente o Carlos Aires e o Afonso também não o trouxeram e os ânimos acalmaram.
Às 8:30 horas estavam todos prontos para o treino: Mário Bompastor, Zé Carlos, Rocha, Né Vieira, Carlos Alberto, Afonso, Fernando, Tiago Bompastor, Carlos Aires, Luís Azevedo, Paulo, José Melo, os 4 amigos do Algarve (3 cicloturistas,-----), mais à frente entraram o Francisco e o Viana. O Joaquim não esteve presente por motivos familiares. O Domingos e o Carlos Barbosa, a ausência deles está a ser muito sentida, espero que na sexta-feira, apareçam, porque estão a fazer muita falta.
Quanto à volta, pensava-se que fosse um pouco dura, derivado aos 120km que tinha-mos pela frente, a primeira fase do treino desenrolou-se de forma normal, um ritmo médio até Barcelos, com toda a gente a passar pela frente da corrida, o grupo seguiu unido em Barcelos por causa da festa das Cruzes, o percurso sofreu um pequeno desvio, já depois de Barcelos em direcção a Ponte de Lima com o aproximar de algumas subidas, o ritmo tornou-se mais competitivo, o grupo fragmentou-se um pouco, mas as distancias de um grupo para o outro nunca foram grandes. Com destaque para o Francisco e o Tiago, que apesar de ainda serem novos, andaram sempre no grupo da frente e a mostrarem que têm capacidade para ganharem nas subidas mais fortes (Se eu deixar!). Na ligação de Ponte de Lima a Viana e com o vento a dar algumas tréguas, ---, a velocidade começou a subir e rolou-se sempre entre os 40/45km/h, formaram-se 2 grupos, mas sempre perto uns dos outros, na parte final eu e o Carlos a seguir a uma rotunda enganamo-nos e viramos para a auto-estrada, com a força que estávamos tenho a certeza que ia-mos ultrapassar alguns carros. Os quilómetros já iam longos, eu porque tinha andado no dia anterior e não estou habituado, já estava a ficar muito cansado, creio que estava-mos todos, e a pedir um cafezinho e uma clarinha. Como não sabíamos onde parar, uns ficaram na rotunda de Neiva e outros seguiram para o Pãpã a pensar que estava lá o Carlos Alberto à nossa espera, que entretanto já tinha cortado caminho e feito menos 15 km de que nós, quando lá chegamos, ele já lá não estava.Com baterias carregadas seguimos em direcção a Vila do Conde, esta parte final custou-me bastante, já ia rolando na roda até casa. O Carlos Aires, apesar de não ter andado nas últimas 3 semanas, mas como está sempre em forma, foi ele que na maior parte do tempo puxou pelo grupo na parte final, como de costume toda a gente a posicionar-se para o sprint na Póvoa, uma vez mais prejudicado, pelo trânsito, o 1º foi o Afonso, 2º Tiago, 3º Carlos Aires.

Sexta-feira como vai estar muito sol e a temperatura vai subir, vou finalmente estrear o meu equipamento, já convidei a Sic, RTP e o Jornal de Noticias para fazerem a cobertura.
BOA SEMANA!

O repórter 2
Luís Azevedo

Sem comentários: