25 de janeiro de 2010

As Crónicas do Tiago Bompastor


Um treino com ritmo

O dia (24/01/2010) chegou com um sorriso para quem tem o chamado “bichinho” do ciclismo. Por isso, às 9 horas lá estavam todos os ciclistas reunidos para mais um treino. Com um dia assim, ninguém ficou indiferente e estiveram presentes praticamente todos os que constituem este vasto pelotão, tirando algumas excepções, mas com justificação muito plausível, como é o caso do Sr. Melo que esteve presente numa prova de corrida, de preparação para o Ironman, o qual espero ter tido sucesso na mesma.

Seguindo em direcção a Norte apanhamos pelo caminho outro grupo ao qual nos juntamos e nos acompanhou até à rotunda da zona industrial de Viana do Castelo. No caminho para lá o ritmo imposto foi bom, de tal maneira que nem todos acompanharam a boa cadência, consequência normal para a altura em que nos encontramos. No regresso e já com praticamente todo o pelotão junto novamente, pensei que tal ritmo deveria continuar…era preciso uma injecção de adrenalina e então pus mãos à obra, ou melhor, pernas ao trabalho, e na passagem por Belinho, ataquei juntando-me ao Francisco Viana. Trabalhando mutuamente conseguimos fugir eficazmente do pelotão durante algum tempo e até pensamos que seria possível chegarmos os 2 isolados, contudo o Luís e o Afonso também como segunda fuga, repetiram o que tivéramos feito. Visto não termos margem de manobra, apenas tentamos manter a distância para esse 2º grupo, até que eles nos alcançaram, bom esforço e garra da parte deles. Seguimos então os quatro até à “meta volante” perto de Fão e escusado será dizer que não trabalhamos em conjunto, pois sabíamos que essa meta seria traçada primeiramente por um de nós, e a distância que trazíamos era suficiente para nos controlarmos antes que o pelotão nos alcança-se. Passando a última rotunda houve um ataque do Francisco, onde o Luís descolou, e a escassos metros a frente ataquei eu, levando na roda o Afonso e atrás dele o Francisco, mas os vários metros em que andei na frente do pelotão traíram-me e então descolei também e o sprint volante foi disputado pelo Afonso que contra-atacou levando consigo o Francisco, passando eu em 3º e depois o Luís, e mais tarde, o respectivo pelotão.

Depois da habitual paragem no café, seguimos viagem até à meta final, na Póvoa de Varzim, onde quem disputou o sprint foi o Paulo e o Francisco, no qual não me encontrava e como tal não sei mais pormenores.

Contudo, para finalizar refiro que foi bom ter o grupo todo junto, pois já não estávamos todos juntos há muito tempo e o convívio é saudável e cria boa disposição entre todos.

Os melhores cumprimentos,
Tiago Bompastor


Sem comentários: